terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pirâmides Financeiras - o desastre em massa!

Alguns meses atrás várias empresas nacionais foram acusadas de comporem esquemas ilegais chamados pirâmides financeiras. Entretanto, quem olhava "de fora" ou havia adquirido um de seus planos como "colaborador" considerava o seu negócio como sendo totalmente legal. Afinal de contas, eram ou não pirâmides financeiras?

Para que uma estratégia de vendas seja considerada uma pirâmide financeira é necessário que a principal forma de entrada de capital (para pagar os atuais colaboradores) seja feita a partir de novos entrantes (isto é, novos colaboradores). Assim, os colaboradores já participantes precisam recrutar novos colaboradores a fim de ganhar dinheiro.

Claro, pirâmides financeiras não focam na venda de produtos ou serviços, então se há a venda de um produto ou serviço então a mesma não pode ser caracterizada como pirâmide financeira, não é mesmo? Bem, nem tanto. Não basta que seus colaboradores possam também faturar por meio da venda de produto - tal processo deve se mostrar sustentável, isto é, a empresa precisa formar uma base de consumidores suficiente para garantir o pagamento dos colaboradores. E isso, claro, só é conseguido quando há um produto ou serviço de grande qualidade a ser oferecido e os preços em torno dos mesmos são atrativos.

Assim, muitas empresas criaram vários planos de colaboração para suposta venda de produtos e recrutamento de novos colaboradores, mas a grande parte da renda gerada não provinha da venda de produtos, e sim do processo de recrutamento, o que demonstrava no mínimo grande fragilidade no modelo de negócio - e, no pior caso, a formação de pirâmides financeiras.

Antes de aderir a um plano de colaboração ou recrutamento de qualquer empresa, é bom estar esperto e analisar bem se o negócio é realmente sustentável, se há realmente interesse no produto. E se você precisa pagar uma boa quantia, seja ela um único pagamento, anual ou mensal, para participar, é melhor desconfiar. Essa é a forma como muitas das tais pirâmides financeiras operam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário