domingo, 7 de setembro de 2014

Por que o brasileiro não gosta de economizar?

É verdade, o brasileiro economiza muito pouco, mas isso se deve provavelmente aos inúmeros incentivos que há ao consumismo na forma de facilidades de crédito. É muito fácil conseguir um cartão de crédito, um empréstimo consignado ou mesmo um financiamento para um carro novo. Diante de tudo isso e do eterno convite ao "compre já", a maioria dos consumidores não resiste e opta por satisfazer seus desejos hoje, mesmo que isso signifique arriscar não haver uma reserva financeira para importantes situações futuras.

E quando decide guardar um pouco de seu dinheiro para o futuro, o cidadão brasileiro pode acabar por fazer algumas escolhas ruins, como empregar aquele dinheiro remanescente em alguma opção de título de capitalização (que nem pode ser chamado de investimento, para começo de conversa!) ou em opções de renda variável (que podem devorar parte do montante principal, em caso de queda das ações). Qual a melhor opção, então? Se você não possui muito dinheiro para investir é melhor manter-se fiel a opções mais conservadoras que, apesar de renderem pouco, não apresentam riscos tão altos quanto os das ações.

Então, talvez não seja uma questão de o brasileiro não gostar de economizar. É bem mais provável que lhe falta o desenvolvimento de uma cultura que incentive isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário