quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Conteúdo "em rede" como parte do Content Marketing

Uma nova estratégia de marketing que vem sendo disseminada é conhecida como Content Marketing, cuja base concentra-se na disseminação de conteúdos relevantes e de qualidade como forma de alcançar seu público-alvo. E aqui vale uma ressalva: submeter seu artigo para centenas de diretórios de artigos (prática conhecida como "submissão de artigos em massa") não faz parte do Content Marketing - exceto se você puder garantir a qualidade e relevância de cada um daqueles artigos submetidos, algo praticamente impossível devido à quantidade de submissões.

E a fim de conseguir um bom resultado em seu Content Marketing é importante que seu conteúdo apresente uma estrutura que facilite ao leitor/espectador saber qual o próximo passo seguir, seja assistir a um vídeo, ler um documento ou visitar uma página de seu website. Para isso, cada conteúdo precisa estar interconectado com os demais de forma planejada e agradável ao usuário. E sim, é muito bonito falar isso, mas nada fácil de conseguir, na prática.

Para tal, é necessário que haja um planejamento antes da elaboração dos conteúdos propriamente ditos para saber: (1) quais os objetivos daquele campanha; (2) que conteúdos serão abordados; (3) onde e em que formato serão distribuídos; e (4) qual a próxima ação esperada de um leitor/espectador após consumir aquele conteúdo. Planejado dessa forma, a construção de tais conteúdos apresentarão um significado muito mais forte para a equipe de Marketing, bem como podem-se esperar melhores resultados, uma vez que a construção dos mesmos é focada na experiência de quem os acessa.

Assim sendo, em sua próxima campanha de marketing, leve em consideração não somente o blog de sua empresa, mas também sites de compartilhamento de arquivos como o Scribd e SlideShare, sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube e sites de Q&A como o Yahoo Respostas e Ask. Descubra como usá-los e integrá-los e você não somente alcançará um público muito maior, mas fortalecerá sua marca e melhor direcionará ele segundo seus propósitos.

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