segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Existem franquias virtuais?

Aí está um tema bastante polêmico! Hoje em dia há tantas histórias de franquias de sucesso que logo inventaram as franquias virtuais, o que até parece uma boa ideia, mas quando você analisa direitinho as propostas de franquias virtuais que há perceberá que a maioria delas ou é um programa de afiliados disfarçado (isto é, você realiza a venda e ganha uma comissão por isso) ou uma pirâmide financeira descarada - e nessa categoria é melhor não entrarmos em exemplos, caso contrário algum dos defensores da "franquia" X, Y ou Z começará a reclamar e "ameaçar meter um processo judicial" (mesmo se a empresa responsável pela franquia já tenha sido condenada como tal).

Caso você planeje adquirir uma franquia virtual, é bom analisar bem o histórico da mesma, o grau de sucesso que seus franqueados estão alcançando, o modelo de negócios empregado e o que você precisa fazer para realmente obter êxito. Avalie dentro de sua realidade os números apresentados por ela a fim de determinar se tais valores realmente são tangíveis! E se a "franquia" possui uma proposta em que é muito mais interessante ou fácil conseguir novos "franqueados" do que vender seus produtos... Fuja para as montanhas!

Bem, o conselho está dado - curto mas objetivo. Há várias oportunidades para ganhar dinheiro na web, mas é responsabilidade sua avaliar cada uma delas para saber se é realmente interessante e ética ou não! E uma última dica que deixo é visitar o website da ABF - Associação Brasileira de Franchising - onde poderá encontrar muitas informações sobre franquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário