quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A importância da taxa de conversão em uma loja virtual

A primeira coisa que toda loja virtual precisa é de tráfego: sem novos visitantes (potenciais compradores), não é possível vender novos produtos. E para isso há inúmeras estratégias e táticas de marketing, como e-mail marketing, search marketing, social media marketing etc. Entretanto, uma vez que um novo visitante chegue ao seu e-commerce, começa a segunda coisa de grande interesse: a conversão do mesmo em um comprador.

Sem uma boa conversão dos visitantes em compradores não adianta trazer muitos visitantes - eles olharão sua loja, seus produtos, e irão embora. É necessário um próximo passo na direção do retorno financeiro sobre seu empreendimento: despertar o interesse e o desejo por seus produtos.

Trata-se do modelo AIDA discutido em disciplinas de marketing. AIDA é a sigla para "atenção - interesse - desejo - ação", que são os quatro estágios para garantir a venda. Primeiro, é necessário atrair a atenção do potencial consumidor (que se trata do passo em que tráfego é direcionado para o seu website). A partir daí, devem-se despertar o interesse e o desejo do mesmo por aquilo que você está expondo para que, por fim, ele tome uma ação, isto é, a compra do mesmo.

Eu gosto de incluir um quinto estágio nesse processo, um "S" de satisfação ou suporte, isto é, realizar um conjunto de atividades a fim de garantir a satisfação e um bom pós-venda como forma de levar aquele consumidor a realizar novas compras e, assim, tornar-se um consumidor fiel.

Se você seguir o modelo AIDA (ou AIDAS, como prefiro chamar) e compreender bem como guiar o visitante em cada um daqueles estágios, é bem certo de que poderá aumentar em muito sua taxa de conversão e obter resultados bem melhores!

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