sexta-feira, 23 de abril de 2010

O que é independência financeira?

Até algum tempo atrás, nos restringíamos a perguntar "você é rico?" ou "você quer ser rico?". Hoje, o cenário mudou um pouco com a introdução de um novo termo: a independência financeira. Mas o que é a tão desejada independência financeira?

Se algum tempo atrás, quando o assunto era dinheiro, o que importava era ser rico ou não, o cenário mudou um pouco para incorporar um novo conceito mais flexível, porém que lhe oferece ainda muitas oportunidades. Segundo o Clube do Dinheiro (artigo O que é a tão desejada independência financeira?), uma pessoa alcança a independência financeira quando é capaz de manter o padrão de vida que deseja sem a necessidade de empregar seu esforço pessoal para tal. E isso pode acontecer como consequência do acúmulo de grandes riquezas ou por meio de rendimentos residuais mensais.

Em outras palavras, o importante não é mais o volume total de dinheiro que você possui, mas sim se você é capaz de manter um padrão de vida que determinou, o que é bastante interessante para qualquer um, não?

Muitas pessoas, assim, começam a empregar como meta em suas vidas alcançar a independência financeira aos cinquenta, quarenta ou mesmo trinta anos. É claro que, quanto menor o tempo que a pessoa deseja levar para atingir e mais elevado o padrão de vida esperado, maiores serão os custos mensais e, portanto, maiores deveriam ser os esforços para conseguir o capital.

E então, amigo leitor, já sabe como alcançará a sua independência financeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário