quinta-feira, 8 de abril de 2010

Meningite

Se você não consegue entender muito bem o que são meningococos, pneumococos, hemófilos e outros nomes esquisitos da ciência, fique tranqüilo que vamos explicar “sem complicação“ do que se trata essa doença, como se prevenir, os sintomas e a transmissão.

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges (membranas que envolvem seu cérebro). Ela é causada por vírus e bactérias.O ser humano é o único hospedeiro natural dessa bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades de aprendizado até paralisia cerebral.

A transmissão é feita através da saliva ou gotículas da saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de uma pessoa saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório em aproximadamente 5 dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade não possuem ainda seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazer parte do grupo de maior suscetibilidade .

A doença chega a matar 10% dos casos e atinge 50% dos casos quando a infecção atinge a corrente sanguínea, por isso é bom procurar um tratamento médico assim que perceber algum dos sintomas que são: febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (preste atenção às manchas vermelhas na pele, elas no início parecem picadas de mosquito mas se elas aumentarem de tamanho e de número, tome cuidado pois isso é sinal de muitas bactérias na corrente sanguínea ).


Não encare toda febre como um simples resfriado, pois a vida é o bem mais precioso que alguém pode ter, então cuide bem da sua. Para combater a meningite existem tratamentos e as vacinas mais utilizadas são as bivalente, tetravalente e monovalente em menores de 2 anos.

E fique ligado: Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou até mesmo mal lavados são formas de evitar a doença . Então mantenha seu sistema imunológico fortalecido e siga as orientações médicas, e nunca tome remédio sem prescrição médica.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário