segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Educação Financeira

Educação financeira é um tema bastante interessante: cada vez mais comentado, porém pouco colocado em prática. Várias são as iniciativas para levar mais educação financeira à população, algumas até governamentais, como a criação do CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira) e o ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Neste ano de 2011, algumas escolas públicas do ensino fundamental foram submetidas a um projeto-piloto a fim de avaliar uma metodologia de educação financeira - ao que tudo indica, se obtendo bons resultados, será disseminada amplamente no ano seguinte para as demais escolas públicas. E, claro, isso fará alguma pressão nas escolas particulares, que levarão também tal conhecimento para suas salas de aula.

Mas, por que educação financeira é algo tão importante?

Diversos conceitos estão ao nosso redor diariamente: juros, prestações de empréstimos, investimentos, caderneta de poupança, inflação, variação salarial, estratégias para redução de gastos, etc. Mas, será que basta estarmos envoltos por tantas palavras para sabermos como utilizar cada uma delas para o nosso melhor proveito?

Acredito que não, caso contrário, não veríamos tantas pessoas com problemas financeiros. Desta forma, está na hora de tomar uma atitude, mudando completamente sua vida, investindo seu dinheiro, gastando-o melhor (não mais, não menos, e sim melhor!) e desenvolvendo um plano para um futuro mais próspero.

E não é somente dentro dos lares que a educação financeira pode ser uma grande aliada! Também nas empresas, o seu bom emprego, pode ajudar a nortear melhor os gastos e uso dos investimentos.

Com uma boa educação financeira, você pode finalmente sair do vermelho, acabar com as dívidas, não mais depender do cheque especial. Pode ainda encontrar novas formas de ganhar dinheiro, como manter o seu padrão de vida, porém com menos gastos e investir parte dos rendimentos buscando rendimentos futuros.

O primeiro passo para uma boa educação financeira é abandonar a "mentalidade pobre". Uma pessoa com mentalidade pobre poderia se perguntar: para que colocar dinheiro na poupança se o mesmo rende tão pouco? Uma pessoa com mentalidade rica pensaria: manterei meu dinheiro na poupança até encontrar outra forma de fazê-lo render mais! Percebeu? Com pequenas mudanças, como esta, podemos conseguir grandes resultados!

E se você está realmente interessado no tema, deveria ir até o Clube do Dinheiro e estudar o seu curso de Educação Financeira. Aí, sim, você estará pensando em seu futuro!

Gengibre, para que serve?

O gengibre, erva muito usada na medicina natural popular, possui diversas finalidades. Bem, apesar de popular na medicina natural, pessoas que não são muito familiares com a tal ainda se perguntam: para que server o gengibre?

Ao gengibre são atribuídas diversas finalidades: bom no combate às dores nas pernas e enxaquecas, ótimo para o hálito, muito conhecido também no tratamento de doenças como resfriados e gripes e há também quem o empregue para "curar" ressacas, tosse e enjôos ou mesmo para perder peso!

O seu chá, que pode ser feito puro ou misturado com outras ervas (como eucalipto, hortelã ou capim limão), trata-se então de um poderoso aliado na manutenção da saúde. Sua comercialização pode ser feita com a raiz do gengibre ainda fresca ou já seca, inteira ou em pó. Pode ser encontrado em feiras de legumes e vegetais ou em farmácias (aqui, sempre em pó).

O gengibre também pode ser utilizado na culinária, ralado, dando um novo sabor aos pratos, devido ao seu sabor picante. Desta forma, o gengibre também tem invadido a mesa do brasileiro como uma especiaria, incrementando o sabor de novas receitas. Ele pode ser encontrado também em restaurantes e lanchonetes de comida natural. Os donos destes afirmam que ainda é muito difícil competir com os fast foods e frituras, tão enraizados nos hábitos populares, mas que aos poucos a população está se conscientizando e buscando alimentos mais naturais, como aqueles onde o gengibre pode ser acrescentado.

Para o preparo de um chá de gengibre, basta colocar duas colheres de gengibre cru ralado em meio litro de água quente (quente, não fervente, a fim de que não perca suas propriedades), tampar e esperar por 15 a 25 minutos.

E então, agora ficou mais fácil entender para que serve o gengibre?

Iodo

O iodo, elemento do grupo 7A da tabela periódica, constitui-se de um não-metal, juntamente com outros elementos como o cloro, bromo, flúor e ástato. Bastante instável em experimentos científicos e reações químicas, apresenta papel importante também no organismo humano.

Juntamente com outros sais minerais e vitaminas, participa como co-fator regulador do metabolismo humano. Sua carência pode levar ao desenvolvimento do bócio, um problema de saúde no qual a glândula tireoide aumenta exageradamente seu tamanho. No tratamento do bócio e outras doenças ligadas à tireoide podem ser utilizados medicamentos contendo doses controladas de iodo, além de outras substâncias, a fim de restabelecer o funcionamento normal da glândula.

Em laboratório, iodo puro pode ser conseguido por meio de uma reação entre iodeto de potássio e sulfato de cobre. Esse iodo é, então, adicionado ao cloreto de sódio a fim de compormos nosso famoso sal de cozinha, que possui as concentrações diárias desejadas para o consumo.

Durante o século XIX, certas regiões da Europa e da América do Norte foram fortemente afetadas pela deficiência de iodo, sendo conhecidas como cinturões de bócio. Mas hoje, devido ao sal iodado, raramente encontramos grandes focos dessa doença, entretanto enfrentamos um novo problema: o desenvolvimento de hipertensão arterial, devido ao alto consumo de sal. Cada país já está delineando sua estratégia de combate ao alto consumo de sal sem prejudicar a ingestão de iodo, claro.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vitamina B1

A vitamina B1, que também é conhecida por tiamina ou mesmo por vitamina F, está bastante presente na dieta do homem, podendo ser encontrada em carnes, legumes e carboidratos. É uma vitamina suficiente consumida pelos sujeitos no entanto traz inúmeros benefícios. É fundamental em diversas tarefas e inúmeros profissionais induzem altas doses dela no tratamento de modos tão variados para problemas de saúde como por exemplo o lumbago, ciática, paralisia facial e nevrite óptica.

A vitamina B1 faz parte do complexo B. Algumas sugestões para ter noção de de que jeito se deve preservar a tiamina, são eles: os alimentação precisam ser cozidos em um curto intervalo de tempo em recipiente fechado e nunca devem ser mergulhados em água ou cozidos durante bastante tempo. Lembre-se que as vitaminas são compostos que você necessita guardar uma quantidade razoável no organismo para conseguir um progresso normal e boa saúde.

Essa vitamina tem as seguintes funções



  • Ajuda na condição metabólica do organismo;


  • Estimula o apetite do indivíduo;


  • Auxilia no aperfeiçoamento do organismo.

Somando a isso, a vitamina B1 assistencia na constituição de carboidratos, favorecendo o metabolismo da glicose. E até, alivia dores de dente decorrentes de microcirurgias (a extração de um dente, por exemplo).

A tiamina ainda pode ser sintetizada e pode ser usada no enriquecimento de certos alimentos. É importante também no pleito de manutenção e perfomance cardiovascular e nervoso. Contudo, a vitamina B1 pode ficar instável se exposta à iluminação, ao calor, ao oxigênio e aos íons do metal.

Alguns produtos comestíveis excelentes em vitamina B1: amendoim, jaca, cereal integral, linhaça, ervilha, leite , nozes, ovos, etc. Existem determinadas fragmentos que dificultam a absorção da tiamina, por exemplo antiácido, cigarro, café e álcool. A carência de vitamina B1 causa problemas à saúde, como insônia, perda do apetite, cansaço, irritabilidade, desânimo e abstinência de energia, diminuição do tato e memória, problemas de concentração e aprendizagem. Subordinando-se da necessidade da pessoa e de cada se por aventura, a quantidade que cada corpo precisa da vitamina B1, pode ser distinto.

Os alimentos vegetais e suas vantagens

Os alimentos vegetais e suas vantagens

Os alimentos vegetais são fontes alimentares que contam com muitos nutrientes. Por causa disso poderia compreender maior incumbência nas nossas refeições diárias , isso por conta da essência desses alimentos.

Especialmente por abrigarem fibras alimentares, minerais e vitaminas, que tratam-se de compostos inteiramente inevitáveis para o bom funcionamento do corpo.

Ainda dirigindo na manutenção da massa corporal, e mas na luta contra as diferentes problemas de saúde, dentre elas as que não são contagiosas por meios externos.

É meritório ainda explicar que a ingestão desses alimentos ajudam na defesa contra um distúrbio que se trada da complicação do o olho, que é a catarata.

A fim de que não cometa excessos pertencentes aos nutrientes que estão contidos nas legumes, frutas e verduras , é preferível que adote uma diversidade .

Ao aquirir frutas, legumes e verduras , tenha precaução. Cautela, eleja alimentos que estejam sendo colhidos na estação.

No entanto é quando tais alimentos custando mais em conta, estão mais acessíveis, podendo ser localizados viçosos. Seja no lanche, sobremesa, almoço ou entre outras refeições do dia-a-dia é recomendado que coma até 3 porções de legumes, frutas e verduras diariamente.

O desenvolvimento da produção de anticorpos e por seguimento disso da defesa do corpo dá-se por meio da digestão destes alimentos, devido às características nutritivas que eles têm. E associada com outros alimentos que tratam-se de fontes de outros nutrientes, válidos para a combinação de nutrientes que são impreteríveis para o bem-estar do organismo.

Por causa de a ingestão do alimentos como frutas, verduras e legumes que o corpo humano fica mais resistente, e assim menos ocasionalmente seria infectado com umas distúrbios. E ainda oferecem "sentimento" de estar alimentado após serem ingeridas.

Uma dica interessante que você pode incluir em seu dia-a-dia é fazer com que os pequeninos habituem-se a consumir alimentos fartos em valor nutricional de grande relevância como os diversos tipos de verdura, frutas e legumes. E prefira sempre alimentos saudáveis, resguardando refeições bem calóricas e ineficientes em valor nutricional.

De que forma diminuir sua massa corporal eficientemente?

De que forma diminuir massa corporal eficientemente?

Você tem intenção de reduzir IMC com saúde? Nos dias de hoje é bastante difícil preservar-se em forma: são guloseimas , macarrões , fast foods, "além daquela festa na casa de um parente ou comemorações repletas de salgados e doces irresistíveis", toda essa comilança provoca-nos a engordar "alguns quilos" . E apenas quando já é tarde avaliamos os efeitos: e agora, de que maneira perder peso?

A maior parte das pessoas se preocupam, hoje em dia, de que forma poderão conservar seu peso em um valor aceitável ou reduzir massa mas sem perder a saúde . Um entrave para aquele que está querendo deixar de lado àquelas gordurinhas é efetuar isso com bem estar , pois ao invés de solicitar um nutricionista , arranja a dieta de qualquer homem/mulher , e todo homem/mulher tem um dieta distinto a ser abraçada devido a ter distinções em seu estilo de vida.

Nossa intenção agora é orientar você nos costumes alimentares por tal caminho que no instante em que você iniciar a efetuar a dieta constitua-se de modo com mais saúde e prazeroso.

Aí vão alguns modos de que maneira você pode variar a sua alimentação sem ficar problemático e que firme resultado.

É essencial...

Realizar no mínimo cinco horários para refeições cotidianas : alimentação da manhã , alimentação do meio-dia e jantar ; com reduzidas merendas entre as mesmas

Execute intervalações de merendas entre as refeições , não deixando de fazer nenhuma . Previna-se afim de não comer merendas de alto nível energético e reduzido volume de nutrientes . Regule uma refeição com mais frutas intercaladas com as alimentações , elas são mais saudáveis e traz os nutrientes relevantes para o seu cardápio .

Organize as comidas de jeito que coma sem necessitar apresentar fome e sem consumir em excesso , é desta forma que são cinco refeições diárias .

Assegure as seguintes classes da Pirâmide Alimentar no seu regime nutricional : Carboidratos , vitaminas , tubérculos , óleos , doces , grãos , proteínas

A alimentação precisa ser conduzida de jeito equilibrada , da forma que agora foi dita , tendo cada um dos variedades de alimentos da Pirâmide dos alimentos e determinando uma volubilidade entre eles . É essencial não se desatentar do volume de porções estabelecidas , é excelente serem seguidas de forma correta . Para que não atinja abundâncias e falta .

Amplie o volume de alimentos com fibras alimentares

Alimentar-se com alimentos ricos em fibras tem possibilidade de ajudar de 2 métodos : com a impressão de está satisfeito ( desse jeito a pessoa irá passar mais tempo para imaginar fome novamente ) e com um perfeito atuação do sistema digestório ( auxiliando-o a diminuir a absorção de certos compostos mediante , por exemplo, as gorduras).

Fazer constantemente atividades físicas

O regime deve ser regulada à realização diária de atividades físicas afim de que se possibilite queimar os lipídeos acumulados no tecido adiposo , além de conseguir mais ânimo nas trabalhos diárias , livrar-se do sedentarismo e uma sucessão de doenças crônicas unidas a ele.

Leve em consideração também



  • Alguns indivíduos confiam que ao abandonar carboidratos de sua dieta , irão emagrecer . Isto é verdade, entretanto os hidratos de carbono constituem a principal fonte de força do nosso corpo , na sua ausência , as proteínas irão ser usadas como fornecedores de energia modificando dessa forma o seu encargo que é a de construção dos tecidos entre outras funções ;


  • É importante conter carboidrato no regime regulado , comendo os que são fontes de fibras : cereais , granola, aveia, pão e arroz integral, entre outros.


  • Não devemos escapar de moderar ou mesmo excluir o consumo de certos , como os enlatados, refrigerantes ;


  • O almoço precisa buscar assistência de dois pratos . O primeiro precisará abranger grande quantidade de salada e o segundo , pães , carne e leguminosa todos esses alimentos em uma reduzida quantidade quando equiparado à verduras e legumes ;


  • Apresente muita cautela na absorção de doce e deixe alimentos preparados em gordura ;


As dicas agora apresentadas são úteis não somente por proporcionar o emagrecimento , contudo ainda por encaminhar na conservação da saúde . E não podemos nos deslembrar do papel do nutricionista , disponibilizando um atendimento exclusivo que nos deixa emagrecer com bem estar .

Mediante o que já foi dito , agora você já conhece como perder imc com saúde , está com você a responsabilidade de colocar tudo em realização .

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dicas para diminuir peso com saúde

Dicas para diminuir peso com saúde

Você está buscando perder imc de um modo com mais saúde? Nos dias de hoje, é notavelmente mais complexo conseguir preservar-se saudável : são doces, salgados e muita comercialização de comidas gordurosos, variadas tentações que não podemos resistir e, no momento que notamos, já atingimos alguns quilos a mais por causa "daquela festinha farta de comida deliciosa" ou “àquele dia especial para um banquete na casa de colegas de trabalho ”. E nesse instante chega uma dúvida : e então, de que maneira vou perder essa gordura corporal?

Daí chega ainda uma valiosa preocupação que é de qual maneira seria melhor sustentar ou perder peso com mais saúde. Perder peso mantendo o bem estar é hoje em dia um obstáculo para várias indivíduos, pois a maioria delas experimenta acompanhar dietas já contruídas por meio de algum padrão nutricional que na maior parte das vezes jamais coincide com o seu próprio estilo

Nossa meta aqui é aconselhar você nos costumes nutritivos de tal maneira que no momento que iniciar a executar a dieta represente-se de modo mais saudável e alegre.

Assim, agora serão apresentadas determinadas opiniões para constituir o seu recente aprendizado alimentar bem mais acessível e eficaz.

Poderia ser necessário...

Usufruir de no mínimo cinco alimentações do dia-a-dia : alimentação da manhã, alimentação do meio-dia e alimentação da noite; intercalados por ajustados lanchinhos.

Nunca atravesse horários de refeições e enfim promova lanches mais leves entre eles. Cuidado com a espécime de lanche, ele pode representar-se de elevada consideração energética e mínimo conteúdo alimentar. Faça uma escolha pelas frutas na hora dos lanches, visto que possuem muitos nutrientes e pequenas calorias.

Organize os alimentos de maneira que você consuma sem carecer ter fome e sem consumir em excesso, é por esse motivo que são 5 refeições.

Você precisa ter os 8 grupos da Pirâmide dos Alimentos em sua regime cotidiana : Massas, frutas, tubérculos, gorduras, açúcares, lentilhas, carnes, leites e derivados

Na sua dieta equilibrada ponha vários tipos diferentes de alimentos nas refeições e lanches, porém insira igualmente os alimentos da Pirâmide dos Alimentos. É fundamental não esquecer da quantidade de porções estabelecidas, é excelente ficarem seguidas de forma correta. Para jamais existir acúmulos e falta.

Aumente a absorção de energias

A ingestão de alimentos com fibras pode servir de certas meios : com a sensação de está farto (dessa maneira o indivíduo irá demorar para sentir desejo de comer de novo) e com uma benéfica atuação do intestino (colaborando de forma a minimizar a absorção de alguns compostos como, por exemplo, as gorduras).

Executar caminhadas e outros exercícios físicos habitualmente!

Dieta e exercícios queimam lipídeos dos adipócitos, e promove com que se livre de doenças e inatividade.

É preciso enfatizar que:

  • Diversos sujeitos apresentam na cabeça que subtraindo os hidratos de carbono da alimentação irão perder peso. Isto é verdade, entretanto os carboidratos formam a principal fonte de energia do nosso organismo, na sua falta, as proteínas irão ser utilizadas como fornecedores de força modificando dessa maneira a sua função que é a de construção dos tecidos entre outras;
  • É imprescindível manter os hidratos de carbono na dieta, porém dê prioridade aos que são ricos em fibras : granola, pão e arroz integral, aveia, e outros comidas;
  • Somando a isso, deve-se reduzir o consumo de enlatados, embutidos e bebidas açucaradas, como os sucos industrializados, por exemplo, igualmente é essencial escolher por leites desnatados, visto que eles contem uma baixa quantidade de gordura;
  • O almoço precisa buscar ajuda de duas preparações. O principal deverá abranger muita salada e o próximo, cereais, carne e feijão todos esses itens em uma menor quantidade quando equiparado à verduras e legumes;
  • Tenha bastante moderação no consumo de açúcar e livre-se de comidas preparados em óleo;
  • Estas observações são úteis não somente para aquele que deseja perder peso, mas também para quem pretende cuidar de sua saúde. E para completar, é meritório destacar que não há dietas coletivas, o trabalho do especialista nutricionista é confiado para aquele que quer perder peso com bem estar.
Após toda discussão, você neste momento precisa entender de que forma perder peso com saúde, não é?