segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O que o Google Analytics pode fazer pelo seu negócio?

Se o seu negócio possui um website ou blog na web, então você precisa conseguir visitantes (tráfego). E não somente isso, você também precisa converter tais visitantes em consumidores de seus produtos e serviços. E para isso, você pode adotar várias estratégias e táticas, mas como saber se o seu plano está funcionando bem?

Para isso, o ideal é adotar ferramentas para análise de métricas como tráfego, taxa de rejeição, visitas por usuário, conversão etc. E o Google Analytics, quando bem configurado, pode oferecer-lhe tudo isso e muito mais! O Google Analytics é uma ferramenta gratuita da companhia Google que pode ser configurada em qualquer página da web a fim de coletar aquelas informações para, posteriormente, serem analisadas pelo dono do website a fim de encontrar problemas e oportunidades em seu website.

Há inclusive livros explicando como tirar melhor proveito do Google Analytics e pode até ser uma boa ideia adquirir um a fim de tirar o máximo de proveito do Analytics, mas mesmo sem um livro você pode deduzir muita informação importante apenas pelo seu uso, pois ele foi projetado para ser bem intuitivo, apresentando gráficos setoriais, de barra e de linha, o que facilita a compreensão dos dados numéricos (que também são expostos em formato tabelado, para quem precisa de mais detalhes).

Para instalar o Google Analytics em seu website ou blog você precisa primeiro criar uma conta Google (aquela conta que você usa para acessar o seu GMail), ter acesso ao código HTML de seu website ou blog ou algum plugin para inserir script no mesmo, já que você precisará incluir o código do Analytics. Depois disso, teste para ver se a configuração está correta e você deveria ser hábil a começar a colher e visualizar informações no seu painel de administração ainda no mesmo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário