quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Alimentos energéticos


A pirâmide alimentar agrupa os alimentos em 04 categorias: produtos alimentícios energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Alimentos conhecidos como energéticos são aqueles responsáveis por proporcionar ao nosso organismo a força necessária para o nosso dia-a-dia, e igualmente calor, e sendo assim igualmente ficarem nomeados de termogênicos. No entanto, os nutrientes oriundos dos produtos comestíveis energéticos não são toleráveis para avalizar as tarefas dos demais (construtores e reguladores). Outra coisa a se observar é quanto aos produtos comestíveis energéticos extras, cuja absorção necessita ser bem moderada.

Os alimentos energéticos possibilitam ser comparados com a resistência elétrica de uma habitação, que promove o trabalho das lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Eles são ricos em açúcares, carboidratos e gorduras. Algumas fontes alimentares são as batatas, massas, arroz, fiambre, pão e carboidratos. Podemos verificar que, dos alimentos energéticos consumidos por todas as faixas etárias, o pão de trigo é frequentemente comido duas vezes ao dia. Em regiões semi-áridas, poucos são os alimentos energéticos que têm capacidade de se desenvolver bem (o arroz, por modelo, requer áreas muito úmidas), sendo que uma das válidas é a mandioca, o que explica a sua popularidade em regiões semi-áridas do Nordeste.

Vale lembrar que produtos alimentícios vegetais são conhecidos por armazenar força sob a condição de sacarose ou amido, de maneira que conseguimos reconhecer na cana-de-açúcar, beterraba, batata, mandioca e milho boas fontes.

Em contrapartida, alimentos fartos em gordura como a batata-frita e o hambúrguer são comidas energéticas extras que conseguem colaborar com o aumento de lipídeos no corpo. E nós sabemos que a porção de gordura pode impulsionar transtornos de saúde graves, como a adiposidade e hipertensão arterial. Daí a importância de sua absorção de forma muito moderada.

Agora que identificamos um pouco mais sobre comidas energéticas, possuo certeza de que obterá seu programa dietético de um jeito bem mais simples!

Nenhum comentário:

Postar um comentário