terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Adolescentes e o problema da obesidade


Por mais que finjamos não perceber, não há como negar: a obesidade é um problema de saúde que vem crescendo absurdamente nos últimos anos. Países como os Estados Unidos e vários da Europa já vêem suas populações enfrentando este mal há algumas décadas, inicialmente como um sobrepeso inocente, hoje como uma grave consequência de seus atuais estilos de vida. E quem mais pode sofrer com isso são os jovens, mais especificamente os adolescentes, que crescem à volta com inúmeras tentações que podem levá-los a ganhar alguns quilos extras em pouco tempo.

Adolescentes e o problema da obesidade

A obesidade entre os jovens pode originar-se de inúmeras razões, algumas inclusive genéticas, mas a maioria dos casos provém de hábitos alimentares ruins e um estilo de vida muito sedentário. A adoção de um estilo de vida sedentário traz inúmeros problemas ao nosso organismo, tanto no que se refere à parte locomotora (ossos e músculos) e psicológica, quanto ao que se refere ao funcionamento do nosso sistema digestivo.

Sendo assim, o casamento "maus hábitos alimentares" com "sedentarismo" pode ser considerada uma bomba-relógio silenciosa, que nunca pára e pode, a qualquer momento, explodir e pôr a vida do indivíduo em risco. Devemos então pôr um fim a essa bomba-relógio que é a obesidade e que tanto ameaça o futuro de nossos jovens.

Se você possui filhos, comece dando o primeiro passo: incentive-os a praticar algum esporte, caminhada ou mesmo ter aulas de dança; incentive-o também a trocar os alimentos gordurosos por frutas e verduras.

Apesar de muito difícil de ser combatida, a obesidade é um mal que deve ser eliminado e, portanto, essa luta vale a pena. Sendo assim, na luta para acabar com o problema da obesidade em meio aos nossos adolescentes, dê o seu primeiro passo, conscientizando seus filhos e buscando conscientizar seus amigos, vizinhos e parentes a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário