segunda-feira, 11 de maio de 2015

Buscando boas ideias para um novo negócio?

Talvez você já tenha percebido que possui um forte espírito empreendedor e quer ter seu próprio negócio. Ótimo! Mas tão logo a euforia da ideia de começar o seu próprio negócio passa, começa a surgir uma dúvida: como saber qual a boa oportunidade a ser aproveitada? Como saberei se estou realmente diante de uma boa oportunidade de negócio ou se é somente uma boa ideia que não irá desenvolver-se com sucesso?


Essas são perguntas normais para qualquer pessoa que esteja começando seu próprio negócio, então não se assuste por isso. O que você precisa, agora, é encontrar as boas fontes de ideias que podem tornar-se um negócio realmente rentável. Abaixo, algumas ideias de como encontrar boas oportunidades...


1. Procure nas bancas de revista


Num mundo cada vez mais voltado para a Internet, talvez seja uma boa oportunidade ir até uma banca de revista, dar uma boa olhada em revistas sobre pequenos negócios como a "Pequenas Empresas Grandes Negócios" e "Meu Próprio Negócio" e estudar as opções ali apresentadas. Claro, você não precisa seguir à risca uma das ideias lá apresentadas, mas elas podem servir de pontapé para a formulação de muitas outras ideias que poderão ser boas oportunidades.


Apesar de não precisar ser assinante de nenhuma dessas revistas, talvez seja interessante fazer a assinatura de uma revista do nicho por um ano e acompanhar a mesma por quatro meses ou mais antes de decidir-se quanto ao tipo de negócio que pretende desenvolver.


2. Peça ajuda de instituições de apoio ao pequeno empreendedor


E aqui é o SEBRAE quem mais se destaca no cenário brasileiro. E uma vantagem de trilhar tal caminho é que instituições de apoio como o SEBRAE podem apresentar cursos interessantes para o seu negócio, seja na parte de finanças, contabilidade, gestão de pessoas ou vendas. Enfim, optar pelo apoio de tais instituições pode trazer vantagens de inúmeras formas.


Assim, mesmo que você já tenha uma boa ideia para o seu negócio, cursos como o Empretec do SEBRAE podem lhe oferecer um bom apoio no desenrolar das atividades iniciais de seu negócio.


3. Consulte a comunidade da qual participa


O que quero dizer aqui é que você pode contar com o apoio de membros da sua comunidade local (isto é, vizinhos e outros moradores de seu bairro) para tentar entender qual tipo de negócio se encaixa perfeitamente naquela região.


Tal opção pode ser estendida, inclusive, para comunidades virtuais, tão comuns em redes sociais, tomando-se o cuidado de compreender bem o perfil da público de tais comunidades a fim de não se decepcionar mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário