terça-feira, 3 de março de 2015

Como conseguir juntar dinheiro em pouco tempo

Talvez você deseje realizar uma viagem no mês que vem, pretenda dar um "up" em seu carro ou quer juntar uma grana para comprar um televisor novo. Não importa qual a razão, se você pretende juntar algum dinheiro e possui pouco tempo para isso, precisa saber como conseguir fazer isso, não é mesmo?

Então se você não sabe como conseguir juntar dinheiro em pouco tempo precisa atentar-se a algumas pequenas dicas que podem fazer uma grande diferença em seu bolso. A primeira delas (e bastante clássica, claro), é gastar muito menos do que se ganha. Não há como encher um tanque se a torneira para escoamento encontra-se mais aberta que a torneira para preenchimento! Mas apesar de ser algo bem simples e óbvio, na prática as pessoas não seguem realmente à risca. Você conseguiria sacrificar passeios de fim de semana e não fazer compras de itens não-essenciais por vários meses? Pois é, se você quer alcançar seu objetivo de forma realmente rápida, esse é o primeiro passo!

Ainda seguindo a lógica de "gastar muito menos do que se ganha", percebe-se que o segundo passo então é ganhar mais. E como podemos ganhar mais? Pode ser por meio de um trabalho secundário ou fazendo horas-extra em seu emprego atual. As oportunidades são inúmeras, mas pode custar-lhe algum tempo procurando por elas em jornais, websites etc. Entretanto, vale a pena, pois o dinheiro que você ganhar dessa forma ajudará a acelerar o processo de juntar aquele dinheiro que tanto precisa.

Caso você somente precise usar aquele dinheiro dentro de alguns meses, pode-se utilizar um terceiro e importante passo: invista melhor. Se o seu prazo é menor que um ano (e provavelmente é, já que você quer juntar em pouco tempo!), então você deveria optar pela caderneta de poupança, mas se você tiver um tempo maior, preferivelmente dois anos ou mais, então haverá outras opções para aplicar seu dinheiro, como tesouro direto, CDB e alguns fundos. Só não deixe o dinheiro parado em sua conta-corrente por 30 dias ou mais, pois estará perdendo a oportunidade de fazê-lo render um pouco a seu favor.

O quarto e último passo é revisar e otimizar todo o processo. Isto é, faça um levantamento de quanto (e como) você está gastando, ganhando e investindo mensalmente e investigue formas de melhorar. Esse é um passo importante pois, após cada ciclo mensal, muito podemos ter aprendido e, sem a devida reflexão e correção, não estaremos colocando esse conhecimento a nosso favor.

Bem, agora é com você. Já lhe explicamos aqui os fundamentos para conseguir juntar dinheiro em pouco tempo, mas isso não é suficiente - você precisa agora pôr em prática tudo o que aprendeu. E sucesso em sua empreitada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário