sábado, 4 de agosto de 2012

Alimentos energéticos

Se você tem uma vida bastante agitada e pratica exercícios, ou mesmo se leva uma vida sedentária sem querer sair da frente da TV ou do computador, já deve ter lido ou ouvido em algum lugar a respeito dos alimentos energéticos, alimentos responsáveis pelo fornecimento de energia necessário para a realização de todas as nossas atividades diárias - desde jogar uma partida de futebol ao simples ato de pensar ou dormir, estamos sempre gastando nossa energia (algumas vezes mais, outras vezes menos) e essa energia provém de tais alimentos.

Na verdade, todos os alimentos oferecem energia ao nosso corpo, só que alguns alimentos oferecem mais energia que outros. Os alimentos que fornecem melhor quantidade de energia são os categorizados como energéticos.

Há vários alimentos considerados excelentes fontes de energia, como biscoitos, pães, macarrão, milho, batata, cereal matinal, vagem, abóbora, leite, laranja e frango, só para citar alguns. Alguns podem ser mais calóricos ou ricos em gorduras que outros e você deve atentar-se a isso a fim de escolher aqueles que estão mais adequados para o seu dia-a-dia. Se você pretende perder peso, por exemplo, deveria afastar-se daqueles ricos em gorduras e glicose.

Alimentos de origem vegetal são geralmente excelentes fontes de energia, pois além de servirem como "combustível" para o nosso corpo ajudam-nos a depurar nosso organismo, livrando-nos de muitas impurezas. Um exemplo de alimento de origem vegetal que oferece bastante energia é o gengibre, uma raiz que pode ser consumida no preparo de sucos, saladas ou sopas.

Apesar do papel importante dos alimentos energéticos para o nosso organismo, deve-se tomar cuidado com aqueles chamados energéticos extra, pois apesar de serem fontes de alta concentração de energia podem representar problemas ao nosso organismo quando consumidos em excesso. Alguns exemplos de alimentos energéticos extra são o chocolate, açúcar e o café.

Em vez de consumir energéticos extra, opte por frutas, cuja energia proveniente da frutose não representa tantos malefícios para o nosso organismo quanto o açúcar refinado. Consumindo-se frutas diariamente, não somente terá mais energia para suas atividades, mas também melhorará o seu metabolismo e reduzirá a sensação de fadiga - enfim, melhor produtividade e satisfação na certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário