sábado, 14 de julho de 2012

A essência da higiene bucal


Existem diversos distúrbios referentes à negligência com a higiene do corpo. Desde o favorecimento ao crescimento de doenças cutâneas à formação de doenças na gengiva, há vários prováveis resultados para qualquer um que não atribuir o devido respeito à higiene e agora visamos explanar sobre a essência da higiene bucal, que, sem a tal, pode trazer diversos problemas em nossa boca, contando também aí os lábios e a língua.

A higiene Bucal

Quem aí já mordeu o lábio ou mesmo feriu a boca no momento em que escovava os dentes? Tais machucados, mesmo não apresentando muitos perigos para o seu organismo, têm possibilidade de demorar muito mais a se regenerar se acharem um ambiente possível ao desenvolvimento das bactérias presentes na região bucal - o que geralmente pode acontecer em situações de alimentação ineficaz ou higiene deficiente. Em tal situação, aquele ferimento pode inflamar, piorar demais e causar consequências bem mais graves, em casos extremos.

Uma possível doença trata-se da gengivite: um distúrbio que pode se desenvolver nas gengivas, implicando em inflamações e sangramentos. Geralmente como consequência de consumo deficiente em vitamina C (ácido ascórbico ou de ineficiência na higiene bucal, quando na deficiência de tratamento adequado pode evoluir muito, podendo levar até mesmo à falência - quem recorda das aulas de história, no momento em que o prezado professor mencionava que inúmeros tripulantes morriam em alto-mar por ocorrência de escorbuto?

O escorbuto pode não ser frequente no momento em que há uma alimentação balanceada e algum tratamento apropriado com a higiene, mas diferentes distúrbios têm possibilidade de acontecer, atingindo gengivas e causando prejuízo a formação da dentição. Precisa-se ter muita atenção com esse problema! Entende então a essência da higiene bucal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário