domingo, 6 de junho de 2010

SEO - Uma sigla que você jamais esquecerá

Se você somente está a navegar pela web, talvez não tenha se dado conta, mas se você possui algum empreendimento neste meio virtual, estou mais do que certo que você já reparou que alguns websites conseguem se destacar muito mais do que outros. Como?

Seria somente pelo "boca-a-boca", onde uma pessoa comenta com outra a respeito de um determinado website? Se funcionasse assim, teríamos um grande problema - nem todas as pessoas gostam de falar para outras sobre determinados websites que consideraram interessantes, principalmente quando se tratam de lojas virtuais ou prestadores de serviços.

Como, então, chegar até alguém que possa estar interessado em seu website? Mecanismos de busca, esta é a resposta.

Desde os primeiros mecanismos de busca, as pessoas os usam para encontrar informação interessante na web, mas foi com o surgimento do Google Search, o primeiro mecanismo de busca a utilizar de robot crawlers (programas criados com a finalidade de "varrer" a vasta rede da web a fim de encontrar novos sites, páginas ou detectar alteração do conteúdo das mesmas), que vimos o real potencial da Internet. Podemos dizer, com toda a certeza, que a empresa Google contribuiu e muito para que a Internet evoluísse para o que ela é hoje.

Bem, mas vamos deixar os elogios para essa gigante para um momento mais oportuno, o que quero comentar hoje é sobre a importância de adotar determinadas práticas em seus websites a fim de que os mecanismos de busca melhor pontuem seu website.

Desde o título que aparece no topo do navegador ao número de links em outros websites que apontam para o seu usando determinadas palavras, tudo é analisado pelos mecanismos de busca. Infelizmente, ninguém sabe exatamente quais são os parâmetros usados por cada um deles, mas acreditamos que quase 100 parâmetros diferentes podem ser empregados pelo Google Search.

Com certeza falar tudo sobre SEO em um único artigo é quase impossível, mas não precisaremos fazer isso aqui, já que o fizemos em outros momentos oportunos:
Bem, resumindo: se você pretende começar a investir pesado em seu negócio na Web, comece por fazê-lo aparecer mais para os seus consumidores. Eles agradecem. Seu "caixa" também. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário