domingo, 20 de junho de 2010

Caderneta de poupança - um guia para o novo poupador!

Olá amigo leitor, você sabe como funciona realmente a caderneta de poupança? Não? Não se preocupe, muitas pessoas possuem o péssimo hábito de não se preocupar quanto a diversos assuntos ligados a finanças e investimentos, o que as leva a um desconhecimento a respeito de coisas tão comuns e "conhecidas" por todos, como é o caso da caderneta de poupança.

Mas para reverter essa situação, nada melhor que a informação, não é? Por isso, o Giro da Notícia decidiu trazer até você este pequeno guia sobre a caderneta de poupança.

Mas... O que é a caderneta de poupança?

A caderneta de poupança é um tipo de investimento bem simples, conhecido por todos e empregado na maioria das agências bancárias de nosso país. A caderneta de poupança é considerado um dos investimentos de mais baixo risco, ou seja, há poucas chances de você perder todo ou parte do dinheiro lá investido.

Além disso, apresenta uma boa liquidez, significando que você poderá resgatar o dinheiro aplicado facilmente quando desejar. Entretanto, tantas vantagens também trazem desvantagens: devido ao baixo risco e alta liquidez, a rentabilidade da mesma é bastante baixa, o que leva muitos consultores financeiros nem mesmo a considerarem um investimento, mas sim somente um "hábito de poupar", um exercício para tornar-se posteriormente um bom investidor ou somente uma forma de economizar algum dinheiro para a aquisição de algum bem ou serviço.

Como é feita a rentabilização da poupança?

A caderneta de poupança realiza a sua rentabilização mensalmente, sempre no dia do depósito do dinheiro (esse dia é conhecido como aniversário). O juro da poupança é calculado por meio da fórmula 0,5% + TR, onde TR é a taxa referencial, uma taxa calculada a partir de outra taxa, a Selic, muito conhecida por economistas, consultores financeiros e investidores.

Devo investir na caderneta de poupança?

A melhor forma de saber se a caderneta de poupança é um bom investimento para você é conhecendo o seu perfil como investidor - investidores conservadores gostam da segurança que a mesma oferece, enquanto que investidores mais arrojados podem preferir investimentos mais arriscados, como compra e venda de ações e aplicações em fundos de investimentos.

Não é possível, assim, dizer se o mesmo será a melhor opção para você sem saber quanto você deseja aplicar e por quanto tempo você deseja manter, mas uma coisa é certa: a caderneta de poupança pode ser uma boa opção de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário