domingo, 20 de junho de 2010

Caderneta de poupança - um guia para o novo poupador!

Olá amigo leitor, você sabe como funciona realmente a caderneta de poupança? Não? Não se preocupe, muitas pessoas possuem o péssimo hábito de não se preocupar quanto a diversos assuntos ligados a finanças e investimentos, o que as leva a um desconhecimento a respeito de coisas tão comuns e "conhecidas" por todos, como é o caso da caderneta de poupança.

Mas para reverter essa situação, nada melhor que a informação, não é? Por isso, o Giro da Notícia decidiu trazer até você este pequeno guia sobre a caderneta de poupança.

Mas... O que é a caderneta de poupança?

A caderneta de poupança é um tipo de investimento bem simples, conhecido por todos e empregado na maioria das agências bancárias de nosso país. A caderneta de poupança é considerado um dos investimentos de mais baixo risco, ou seja, há poucas chances de você perder todo ou parte do dinheiro lá investido.

Além disso, apresenta uma boa liquidez, significando que você poderá resgatar o dinheiro aplicado facilmente quando desejar. Entretanto, tantas vantagens também trazem desvantagens: devido ao baixo risco e alta liquidez, a rentabilidade da mesma é bastante baixa, o que leva muitos consultores financeiros nem mesmo a considerarem um investimento, mas sim somente um "hábito de poupar", um exercício para tornar-se posteriormente um bom investidor ou somente uma forma de economizar algum dinheiro para a aquisição de algum bem ou serviço.

Como é feita a rentabilização da poupança?

A caderneta de poupança realiza a sua rentabilização mensalmente, sempre no dia do depósito do dinheiro (esse dia é conhecido como aniversário). O juro da poupança é calculado por meio da fórmula 0,5% + TR, onde TR é a taxa referencial, uma taxa calculada a partir de outra taxa, a Selic, muito conhecida por economistas, consultores financeiros e investidores.

Devo investir na caderneta de poupança?

A melhor forma de saber se a caderneta de poupança é um bom investimento para você é conhecendo o seu perfil como investidor - investidores conservadores gostam da segurança que a mesma oferece, enquanto que investidores mais arrojados podem preferir investimentos mais arriscados, como compra e venda de ações e aplicações em fundos de investimentos.

Não é possível, assim, dizer se o mesmo será a melhor opção para você sem saber quanto você deseja aplicar e por quanto tempo você deseja manter, mas uma coisa é certa: a caderneta de poupança pode ser uma boa opção de investimento.

domingo, 6 de junho de 2010

SEO - Uma sigla que você jamais esquecerá

Se você somente está a navegar pela web, talvez não tenha se dado conta, mas se você possui algum empreendimento neste meio virtual, estou mais do que certo que você já reparou que alguns websites conseguem se destacar muito mais do que outros. Como?

Seria somente pelo "boca-a-boca", onde uma pessoa comenta com outra a respeito de um determinado website? Se funcionasse assim, teríamos um grande problema - nem todas as pessoas gostam de falar para outras sobre determinados websites que consideraram interessantes, principalmente quando se tratam de lojas virtuais ou prestadores de serviços.

Como, então, chegar até alguém que possa estar interessado em seu website? Mecanismos de busca, esta é a resposta.

Desde os primeiros mecanismos de busca, as pessoas os usam para encontrar informação interessante na web, mas foi com o surgimento do Google Search, o primeiro mecanismo de busca a utilizar de robot crawlers (programas criados com a finalidade de "varrer" a vasta rede da web a fim de encontrar novos sites, páginas ou detectar alteração do conteúdo das mesmas), que vimos o real potencial da Internet. Podemos dizer, com toda a certeza, que a empresa Google contribuiu e muito para que a Internet evoluísse para o que ela é hoje.

Bem, mas vamos deixar os elogios para essa gigante para um momento mais oportuno, o que quero comentar hoje é sobre a importância de adotar determinadas práticas em seus websites a fim de que os mecanismos de busca melhor pontuem seu website.

Desde o título que aparece no topo do navegador ao número de links em outros websites que apontam para o seu usando determinadas palavras, tudo é analisado pelos mecanismos de busca. Infelizmente, ninguém sabe exatamente quais são os parâmetros usados por cada um deles, mas acreditamos que quase 100 parâmetros diferentes podem ser empregados pelo Google Search.

Com certeza falar tudo sobre SEO em um único artigo é quase impossível, mas não precisaremos fazer isso aqui, já que o fizemos em outros momentos oportunos:
Bem, resumindo: se você pretende começar a investir pesado em seu negócio na Web, comece por fazê-lo aparecer mais para os seus consumidores. Eles agradecem. Seu "caixa" também. ;-)