quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quando o amor se transforma em casamento?

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer algo como "eu amo Verônica e ninguém vai me convencer a não me casar com ela". Algo bastante profundo, em que a pessoa compromete-se a não deixar ninguém atrapalhar o seu direito de ser feliz ao lado de quem ama. Mas talvez você também já tenha ouvido algo como "Acho que ainda não é o momento certo", pronunciado por alguém que já promete casamento à pessoa amada há anos e anos. E talvez as duas coisas tenham sido ditas pela mesma pessoa, o que torna tudo ainda mais confuso: se ele(a) ama a outra pessoa, por que parece estar fugindo do casamento?

O principal motivo, muitas vezes, é medo. Nós temos medo do desconhecido, de como será nossas vidas após o casamento, de como será aquela outra pessoa após casar-se, no dia-a-dia. Temos medo também de termos que abandonar muito do que gostávamos de fazer, de termos que "mudar a nós mesmos" e do que isso tudo significará daqui para frente. Sim, o maior inimigo é o medo.

E aquelas pessoas estão certas: você não deve casar-se enquanto ainda sentir medo, pois casar deveria ser algo a trazer novas expectativas e alegrias, e não frustrações e preocupações quanto ao que está por vir. Se você está pretendendo casar e seu cônjuge acredita que ainda não está pronto, talvez seja necessário mais algum tempo para que a decisão certa seja tomada.

Bem, mas em alguns casos, a outra pessoa pode somente "estar a enrolar". Não apresenta interesse real de assumir compromisso e isso pode estar até mesmo a prejudicar o seu relacionamento. Se este for o caso, então é melhor se perguntar: será que aquela pessoa realmente me ama o suficiente para em algum momento assumir o tipo de relacionamento sólido que eu procuro ou isso é somente uma ilusão, onde eu estarei machucando-me aos poucos? Se acreditar que não vale mais a pena, o melhor é, então, "cair fora".

Minha experiência como "casado" é que amor não "se transforma" em casamento da noite para o dia. Acontece aos poucos, quando vai surgindo cada vez mais a necessidade e interesse de estar próximo da pessoa amada, de poder protegê-la e ter uma vida de verdade com ela. E é bom que cada um conheça muito bem o outro antes de casar-se, tal que estejam certos de que esta é a decisão correta a ser feita - assim, após o casamento, terão somente uma fase de transição, de mudança da vida de solteiros para a nova vida de casados, mas saberão que fizeram a escolha certa.

Bem, é isso que acho. E se precisar de uma dica sobre a decoração para seu casamento, conte conosco! E para você, amigo leitor, quando o amor se transforma em casamento?

Amor transformando-se em casamento

terça-feira, 5 de junho de 2012

Automóveis usados - verifique algumas coisas importantes

Na hora de comprar o seu carro usado, é bem provável que você queira fazer tudo sozinho, mas seria bom para pedir a um de seus amigos mais experientes ou mecânico para ir junto com você para testar as condições do carro. Há certos detalhes importantes que você pode olhar para considerar que o carro está em bom estado, como:
  • Histórico das revisões: Este é um dos fatores mais importantes para verificar com cuidado. Você deve comprar um carro depois de ler o histórico de revisões e outros serviços. Se toda a documentação e selo de autenticidade das revisões estão em dia, então significa que o carro foi devidamente atendido;
  • Carroceria e pintura: A estrutura do carro deve estar perfeita, livre de arranhões e amassados. Evite comprar carro de cor escura porque tal cor esconde possíveis imperfeições do veículo ou, se este for o seu desejo, então tenha o dobro de atenção ao analisá-lo. Se o carro precisa de reparos grandes não o compre, mesmo com preços menores - você poderá ter muitas dores de cabeça com ele;
  • Odômetro: Você deve verificar a leitura do odômetro leitura para saber se a quilometragem é a mesma que o vendedor lhe mostrou;
  • Test Drive: Sempre que você for comprar um veículo, seja ele novo ou velho, deve primeiro realizar um test drive. O ideal é que sejam percorridos pelo menos 2 ou 3 quilômetros durante esse teste de direção. Procure levar o carro para estradas mais ásperas para verificar o desempenho real do veículo. Durante esse teste, você deve verificar as condições dos freios, motor, exterior e interior do carro. O funcionamento do motor deveria acontecer de forma suave e sem ruídos. Interiores como assento e assoalho do veículo devem estar limpo e livres de sujeira;
  • Verifique os documentos do carro: Em muitos lugares, é possível encontrar pessoas que vendem carros roubados a preços baratos. Assim, torna-se necessário verificar se o vendedor é confiável para não entrar, literalmente, "numa roubada". Assine o acordo somente se você estiver realmente contente com o desempenho do carro e certo da origem do mesmo!