quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Caderneta de Poupança é ainda uma boa opção?

Saudações, visitante! Estava aqui a navegar por um instante e, como estamos ainda no início do ano, decidi dar uma conferida em como andou o rendimento de alguns tipos de investimentos. Engendrei analisando o rendimento da caderneta de poupança e vi alguma coisa nada aceitável: apesar de possuir uma alta popularidade, o rendimento da poupança foi bastante baixo!


A soma total de depósitos durante o ano atingiu valor superior a R$ 370 bilhões, sendo que a captação somente em novembro foi de R$ 4 bilhões. Apesar disso, a revista Veja divulgou que no mês de novembro a caderneta de poupança teve a sua pior atuação desde março de 2003. O rendimento da caderneta, depois de subtraída a inflação por IPCA, alcançou somente 0,29%, segundo sua coluna a respeito de economia. Sabe o que isso significa?


Neste caso, precisamos concordar com o título do texto que a Veja imprimiu: o capital encolheu. E essa subtração afeta principalmente o pequeno investidor de perfil conservador ou ameno que deposita na caderneta de poupança a sua confiança.


Diante de rendimento tão baixo, pode ser mais intrigante apostar em si mesmo e no pensamento de empreendimento e empregar seu dinheiro nela, fundamentalmente se você não precisar desse dinheiro pelos próximos dois anos. Esteja certo de que, se bem realizar, poderá comprar mais que 0,29% acima da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário