domingo, 9 de maio de 2010

Apnéia

Apnéia é um momento durante a madrugada em que a pessoa pára de respirar durante o sono e depois a respiração volta ao estado normal. Essa pausa ocorre várias vezes durante o sono do indivíduo. A pessoa sai de um sono profundo para um sono mais leve. O resultado disso tudo é uma noite de péssimo sono, a pessoa fica cansada e com muito sono durante o dia-a-dia.

Tipos de Apnéia:
  • Apnéia Central: Este tipo de apnéia é ocorrido por causa do sistema nervoso, pois não cria encorajamento aos músculos da caixa torácica , e o indivíduo acaba não fazendo o erforço para respirar;
  • Apnéia obstrutiva: esse tipo de apnéia ocorre devido à obstrução da veia aérea (quando as veias aéreas não podem funcionar fazendo com que o ar não se eleve aos pulmões). Exemplo: (O indivíduo dorme entretanto durante o sono o ar que a pessoa respira não é suficiente para alcançar os pulmões e causa o ronco);
  • Apnéia Mista: Esse modo de apnéa jamais acontece o esforço respiratório, mas quando ocorre é provoacado a apnéia seqüencial por causa de problemas nas vias aéreas.

Causas:
A apnéia do sono ocorre pois o ar que a pessoa respira durante a noite não é capaz de chegar até aos pulmões. Isso acontece porque na apnéia do sono a garganta se tapa por alguns segundos partindo a pausa na respiração. Quando isso acontece o oxigênio do corpo pode cair de padrão. Sobre tudo isso dito vamos ver então alguns agentes da apnéia:

  • Obesidade, quando o individuo está com o peso elevado pode acontecer excesso de pele na garganta, ficando difícil a respiração;
  • Os músculos da língua ficam muito relaxados;
  • Amídala com tamanho maior que o normal.

Tratamento

O tratamento visa recuperar as noites de sono e evitar também outras doenças causadas pela apnéia: Derrame, pressão alta, ataque cardíaco e etc.. Dependendo da apnéia, pode ser operada.

Dicas

  • Se você está com o peso acima do normal é melhor emagrecer;
  • Tente adormecer de lado;
  • Evite bebidas alcoólicas e remédios para dormir.

Curiosidades

A pausa na respiração pode ir de 5 a 15 segundos e até um pouco mais, e essas paradas podem acontecer de 15 a 30 vezes por hora. O tipo mais comum da apnéia é a obstrutiva, de qualquer jeito, se tiver problemas para dormir procure um médico.

Fonte: Enciclopédia da Saúde, Apnéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário