domingo, 23 de maio de 2010

Vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito

As discussões relacionadas ao cartão de crédito são sempre mal argumentadas e frequentemente terminam de forma pouco amistosa. Tudo porque, em muitos casos, o cartão de crédito é usado de modo incorreto prejudicando o bolso do consumidor. É importante ressaltar sobre as vantagens e desvantagens de se ter o cartão de crédito.

Quais seriam as possíveis vantagens de usar o cartão de crédito?

  • A primeira é conveniência. Carregar o cartão de crédito é muito mais fácil do que carregar dinheiro, uma vez que você não precisa saber quanto dinheiro deve levar consigo quando usa o cartão de crédito;
  • Segurança. É muito mais seguro carregar o cartão de crédito. Entretanto se você perder o cartão de crédito ou se for roubado, entre em contato rapidamente com a instituição financeira, comunique a perda e peça para cancelá-lo;
  • Poder ser útil caso em uma situação de emergência e não tiver dinheiro disponível ou alguém para ajudá-lo. A maioria dos hospitais e farmácias aceita cartão de crédito. Também costuma ser prático e eficiente com agência de viagens (se um familiar fica doente e você precise viajar). O cartão de crédito nessa situação pode ser de grande ajuda;
  • Ele lhe dá poder de compra. Isso significa que você pode adquirir um material que você precisa. Talvez isso seja uma das grandes vantagens de se ter o cartão crédito, mas que pode transformar-se em desvantagem quando você perde o controle de compra.
Desvantagens do cartão de crédito

  • É comum escutarmos que com o cartão de crédito fica tudo mais fácil de comprar. E então, a pessoa começa a gastar muito e endividar-se. Rápido e fácil assim;
  • Juros. Os juros aplicados no cartão de crédito estão entre os mais praticados no mercado, em torno de 14 a 15% ao mês, ou seja, o crédito que lhe é concedido pode custar muito caro. Ou você estava pensando que alguém iria lhe emprestar dinheiro sem ganha algo em troca?
  • Compras compulsivas. Sempre que entramos em uma loja de roupas, brinquedos e outros artefatos somos tentados pelo “fantasma do consumismo”. Muitos caem na “conversa dos vendedores” que sempre “empurram” mais e mais coisas para comprar e você acaba consumindo coisas que não são tão úteis, e quem acaba sofrendo as conseqüências é o consumidor, aumentando as dívidas do cartão de crédito.
E você, amigo leitor, conhece outras vantagens e desvantagens do cartão de crédito?

sábado, 15 de maio de 2010

Amnésia

Queridos leitores! Hoje vamos falar sobre a amnésia aqui no Giro da Notícia, vamos conhecê-la melhor e saber como nos prevenir, tratamento, etc.

A amnésia é uma perda de memória, que pode ser somente de uma parte da memória e também pode afetar totalmente a memória de uma pessoa. Mas a amnésia costuma ser passageira e acontece devido a vários motivos.

A amnésia ocorre devido a doenças e infecções no tecido cerebral da pessoa, como o derrame e a encefalite. O que causa também a amnésia são traumas físicos e psicológicos, o alcoolismo e o uso de drogas também são algumas causas da amnésia.

Tipos de amnésia

A amnésia tem suas formas e níveis e vou explicar como essa doença pode ser classificada em tópicos:

  • Amnésia anterógrada: este tipo ocorre devido a traumas cerebrais. A pessoa consegue se lembrar de eventos antes do trauma, mas não consegue se recordar de momentos após o trauma. (a pessoa que bate com a cabeça, consegue se lembrar de momentos antes da batida, mas não consegue se lembrar da batida);
  • Amnésia retrógrada: esse este tipo de amnésia é o contrario da amnésia anterógrada. A pessoa consegue se lembrar de momentos após o trauma, mas não consegue se recordar de eventos normais antes do trauma.
Existem alguns tipos de amnésia que ocorrem devido a traumas psicológicos, alcoolismo e existe até um tipo de amnésia que atinge principalmente os idosos, então vamos conhecê-las.

  • Amnésia global transitória: esse tipo de amnésia é muito comum entre os idosos, é causa por esforços físicos e etc.. e causa um bloqueio na artéria que impede o sangue de ir para o cérebro. Esse tipo de amnésia costuma ser passageira em 99% dos casos.
  • Amnésia psicogênica: a amnésia psicogênica afeta pessoas que tem traumas psicológicos e costuma ser passageira, mas em alguns casos pode ocorrer uma perda de um pedaço da memória da pessoa.
  • Amnésia alcoólica: neste tipo de amnésia, a pessoa alcoolizada não perde a consciência. Mas quando o efeito da bebida passa a pessoa não consegue se recordar de momentos quando estava alcoolizada. Isso costuma acontecer com pessoas que bebem bebidas alcoólicas rapidamente.
Prevenção: para prevenir a amnésia é sempre bom evitar traumas físicos, como pancadas na cabeça e etc.. não usar drogas, evitar bebidas alcoólicas e ir ao médico imediatamente caso tenha problemas cerebrais.

Bom, a amnésia é uma doença de fácil prevenção, mas as pessoas que já tiveram derrame, aneurisma e problemas cerebrais precisam ir ao médico o quanto antes.

Referência Bibliográfica: Amnésia

domingo, 9 de maio de 2010

Cálculo Renal

O cálculo renal é conhecido como pedra nos rins ou calculo urinário, e é formado por sais minerais e substancias que em contato com outros tipos de substancias acabam formando pedras, cálculos.

Os cálculos se formam na bexiga e nos rins das pessoas, mas nem sempre é formado somente por sais minerais, são formados também por outros tipos de substancias como: Cálcio, acido úrico, etc.

O cálculo é formado de diversos tamanhos, uns podem ser bem pequenos e outros podem chegar ao tamanho de uma laranja.

Alguns casos de cálculos podem ser resolvidos sem tratamento ou somente com medicamento, outros cálculos maiores é preciso ir ao médico para um tratamento, pois cálculos renais causam muita dor nos rins do paciente, e se o calculo ir para as vias urinarias a pessoa pode sentir dores ao urinar e em algumas pessoas pode ocorrer enjôos e dores de cabeça.

Causas

Pessoas que não bebem água em uma medida considerável por dia, a água é fundamental e se a pessoa não beber no mínio 2 litros de água por dia e ingerir muito leite, queijo e iogurte tem grandes chances de ter calculo.

Os cálculos não são causados somente pela falta de água ou por grande conteúdo de produtos lácteos no organismo, infecções, herança genética, mau funcionamento do sistema urinário também são grandes causas dos cálculos, entre outras doenças.

Diagnóstico

Pessoas que percebem sangue na urina ou sentem dores na área dos rins é preciso ir ao médico para fazer alguns exames, como o de sangue e de urina.

Tratamento

O paciente em alguns casos pode usar medicamentos para aliviar a dor e o mal estar causado pelo calculo. Como disse anteriormente os cálculos microscópicos são eliminados naturalmente, já os grandes é preciso intervenção médica para retirá-los, existem outros tipos de tratamento para retirar os cálculos como, o uso de ondas de choque para “destruir” o calculo em pequenos pedaços microscópicos e retira-lo naturalmente,

Como evitar

Para evitar os cálculos é simples, basta beber bastante água, no mínimo 2 litros de água por dia e ir ao medico periodicamente para fazer exames de urina e sangue.

Curiosidades

Quando a pessoa urinar e notar que a urina contem sangue é preciso procurar um médico, pois o sangue pode ser de cortes causados por cálculos. Cerca de 70% das pessoas que tem cálculos renais eliminam o calculo naturalmente e 30% necessitarão fazer um tratamento.

Fonte: Cálculo Renal

Apnéia

Apnéia é um momento durante a madrugada em que a pessoa pára de respirar durante o sono e depois a respiração volta ao estado normal. Essa pausa ocorre várias vezes durante o sono do indivíduo. A pessoa sai de um sono profundo para um sono mais leve. O resultado disso tudo é uma noite de péssimo sono, a pessoa fica cansada e com muito sono durante o dia-a-dia.

Tipos de Apnéia:
  • Apnéia Central: Este tipo de apnéia é ocorrido por causa do sistema nervoso, pois não cria encorajamento aos músculos da caixa torácica , e o indivíduo acaba não fazendo o erforço para respirar;
  • Apnéia obstrutiva: esse tipo de apnéia ocorre devido à obstrução da veia aérea (quando as veias aéreas não podem funcionar fazendo com que o ar não se eleve aos pulmões). Exemplo: (O indivíduo dorme entretanto durante o sono o ar que a pessoa respira não é suficiente para alcançar os pulmões e causa o ronco);
  • Apnéia Mista: Esse modo de apnéa jamais acontece o esforço respiratório, mas quando ocorre é provoacado a apnéia seqüencial por causa de problemas nas vias aéreas.

Causas:
A apnéia do sono ocorre pois o ar que a pessoa respira durante a noite não é capaz de chegar até aos pulmões. Isso acontece porque na apnéia do sono a garganta se tapa por alguns segundos partindo a pausa na respiração. Quando isso acontece o oxigênio do corpo pode cair de padrão. Sobre tudo isso dito vamos ver então alguns agentes da apnéia:

  • Obesidade, quando o individuo está com o peso elevado pode acontecer excesso de pele na garganta, ficando difícil a respiração;
  • Os músculos da língua ficam muito relaxados;
  • Amídala com tamanho maior que o normal.

Tratamento

O tratamento visa recuperar as noites de sono e evitar também outras doenças causadas pela apnéia: Derrame, pressão alta, ataque cardíaco e etc.. Dependendo da apnéia, pode ser operada.

Dicas

  • Se você está com o peso acima do normal é melhor emagrecer;
  • Tente adormecer de lado;
  • Evite bebidas alcoólicas e remédios para dormir.

Curiosidades

A pausa na respiração pode ir de 5 a 15 segundos e até um pouco mais, e essas paradas podem acontecer de 15 a 30 vezes por hora. O tipo mais comum da apnéia é a obstrutiva, de qualquer jeito, se tiver problemas para dormir procure um médico.

Fonte: Enciclopédia da Saúde, Apnéia.

domingo, 2 de maio de 2010

Tricomoníase

CONHECENDO


A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DST), essa doença é comum e afeta homens e tambem mulheres, apesar de ser mais comum em mulheres. A doença pode ser tratada sem acarretar outros tipos de doença.

A doença é causada por um protozoário chamado trichomonas vaginallis, que se abriga
No pênis e na vagina.


SINTOMAS

Geralmente na maioria dos casos os homens não apresentam muitos sintomas, mas alguns sintomas bem comuns na tricomoniase são, irritação, corrimento, queimação ao urinar e ejacular.

Porém, nas mulheres os sintomas podem causar um certo desconforto no ato sexual, coceiras na área genital, corrimento vaginal e até mesmo dor no abdômen. A inflamação causada pela doença pode aumentar as chances da pessoa ser infectada pelo vírus da AIDS e caso uma mulher tiver a infecção e estiver grávida o bebê pode nascer com pouco peso ou até mesmo prematuro.


TRANSMISSÃO

O vírus é transmitido pela relação sexual, pênis com a vagina, mas as mulheres podem contrair a doença de homens e de mulheres, porem na maioria dos casos os homens contraem a doença de mulheres infectadas pela doença.

TRATAMENTO

A doença costuma ser feito por remédios prescritos por médicos, e durante o tratamento é preciso que não haja sexo com pessoas não infectadas, pois, mesmo que a pessoa que ela não sinta mais os sintomas pode transmitir o vírus.

Fonte: