quinta-feira, 25 de março de 2010

O dinheiro acabou - Como sair do vermelho?

Se o título deste artigo (O dinheiro acabou - Como sair do vermelho?) lhe é familiar, saiba que você não é o único: milhões de brasileiros sentem-se nessa mesma situação diariamente. Entretanto você não precisa sentar-se, chorar e ficar desesperado, esperando que cancelem seus cartões de crédito, financiamentos e outras coisas - você pode virar a mesa, você pode, sim, sair do vermelho financeiro e voltar a er sua tranquilidade!

A primeira vez em que falei sobre esse assunto foi para o blog Giga Mundo, com o artigo intitulado Como sair do vermelho e fazer meu dinheiro render. O artigo foi um grande sucesso, muitas pessoas leram, se identificaram e comentaram sobre seus problemas. Mais tarde, escrevi sobre o mesmo assunto para o Clube do Dinheiro, no artigo Como sair do vermelho e ainda ganhar dinheiro.

Hoje, estou aqui novamente para falar deste assunto e, quiçá, ajudar outras pessoas a compreenderem como podem melhorar sua situação financeira.

Passo #1 - Você é o responsável, pare de culpar os outros!

Geralmente começo direto pelo passo 2, mas venho percebendo que quando as pessoas não compreendem que elas próprias são responsáveis pela situação em que vivem, mais tarde elas se esquecem dos outros passos, voltam a cometer os mesmos erros, endividam-se mais uma vez e voltar a culpar todos ao seu redor - às vezes, até a mim, dizendo que o que eu falei não funcionou!

Sendo assim, o primeiro passo é entender que a culpa pela situação em que você vive não é:
  • Do governo - há impostos em todos os países, utilizados para a manutenção do sistema e desenvolvimento de programas que beneficiem a todos;
  • De lojistas que tentam a todo custo vender-lhe seus produtos - você compra se quiser;
  • Dos cartões de crédito - igual ao anterior, você só usa se quiser, não é forçado;
  • De uma grande rede conspiratória alienígena que está tentando causar o caos no mundo por meio de ataques a sistemas financeiros locais - minha desculpa favorita, mas meu psiquiatra não concorda comigo!
Enfim, não adianta tentar procurar outros culpados, quando você é o responsável pela administração e uso do seu dinheiro.

Passo #2 - Faça um orçamento completo e comece a reduzi-lo

Muitos reclamam que gastam muito e que não sabem para onde o dinheiro vai... Claro, jamais param por uma 20 ou 30 minutos para manter um orçamento que aponte aonde está gastando cada centavo!

Somente por meio de um orçamento doméstico você saberá aonde está gastando o seu dinheiro. Sem saber como você o gasta, você não consegue controlá-lo, entretanto assim que passa a saber como o gasta, naturalmente começamos a perceber nossos erros e a desenvolver o interesse por reduzir os gastos.

Comece por reduzir gastos supérfluos, como TV a cabo, passeios ou restaurantes caros, grandes gastos com água e energia elétrica, etc. É difícil dizer-lhe exatamente o que você deve reduzir, já que não sei em que você gasta o seu dinheiro, entretanto, uma vez que tenha seu orçamento em mãos, fica fácil identificar o que é supérfluo e o que é essencial, o que pode ser reduzido e o que não pode.

Passo #3 - Trabalhar não dói, busque uma fonte de renda alternativa!

Este é um passo interessante - sempre que se comenta a respeito disso, muitas pessoas torcem o nariz, pois preferem a comodidade de somente reclamarem do que a proatividade necessária para mudar a situação.

Entretanto, quando não há mais solução e a necessidade realmente "aperta", não é incomum ver pais e mães de família a manterem dois ou até três empregos. Em vez de esperar a coisa realmente ficar feia para mudar de atitude, que tal fazer isso agora mesmo, conseguindo assim quitar suas dívidas e até mesmo ganhar algum dinheiro extra?

Bem, estes são os três passos realmente fundamentais, aqueles que, se não houverem, não há realmente uma mudança na sua situação financeira. Se quiser conhecer outros passos e assim aprofundar-se no assunto, recomendo a leitura dos dois artigos que citei no início deste artigo.

E então, está pronto para parar de dizer "o dinheiro acabou - como sair do vermelho"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário