domingo, 26 de setembro de 2010

Compreendendo o seu estilo de investidor

Olá a todos os amigos e leitores do Giro da Notícia! Após um longo e tenebroso período sem publicações de artigos, retomamos hoje o andamento do mesmo com a publicação de um artigo sobre o tema investimentos. Esta é a primeira parte de um total de três artigos falando a respeito do estilo, do perfil de investidor. E então, todos prontos?

Se considerar o que temos explanado até este momento, já percebeu que tem muitos modelos de ativos nos quais podemos empregar dinheiro nosso "money" e que o tipo de rentabilização, tão bem quanto a possibilidade, é muito variável de um para outro.

Com o objetivo de tornar mais fácil entender e escolher os modelos de investimentos certos para as necessidades de cada indivíduo, convencionou-se a concepção de perfis de investidor

Contudo... Do que se trata realmente o perfil de um investidor?

O perfil de um investidor define que as melhores opções de comércio que aquele investidor se utiliza com o objetivo de melhor harmonizar probabilidade de remuneração e nível de risco. Sendo assim, o estilo de um investidor define que os riscos (e consequentemente, que os modelos de ativos) que eles estará arranjado a assumir com o objetivo de comprar aumentar o seu potencial de adquirir (ou perder) em suas operações.

Você argumentaria: eu posso ser um sucesso como investidor apesar de não conhecer o meu perfil? Bem, no começo pode começar então, “agindo no escuro”, uma vez que você não entende que riscos tratam-se de toleráveis ou não. Mas, assim que os prejuízos financeiros surgirem, é perceptível que tenha admitido um risco bem mais alto do que deveria e, assim, poderá estar pondo em risco uma quantia maior do que possa admitir.

Fonte de referência: Conhecendo o seu perfil de investidor